sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Corrupção no Brasil: Justiça estranha

Os tribunais tratam suspeitos com muita severidade e convencem muito leniente


12 de dezembro de 2015 | 



CURITIBA | Para muitos brasileiros, Sérgio Moro é um herói. O jovem juiz supervisiona a Operação Lava Jato ("Car Wash"), investigação de um esquema de suborno vasto, centrado na Petrobras, a gigante estatal de petróleo. O escândalo mostra quão profundamente a corrupção penetrou o estabelecimento político e empresarial, especialmente o Partido dos Trabalhadores (PT), da presidente Dilma Rousseff (que corre risco de impeachment por razões não relacionadas com o escândalo Petrobras). A perseguição implacável do juiz Moro aos suspeitos, muitos deles ricos e poderosos, é justamente celebrado como prova de que o Brasil também pode defender o Estado de Direito. "Nós apoiamos Lava Jato", diz uma bandeira plantada fora do seu Tribunal Federal, no sul da cidade de Curitiba.

Ao todo, 144 pessoas foram acusadas de crimes, incluindo subornar executivos da Petrobras para garantir bilhões de dólares em contratos. Os homens do petróleo passaram a maior parte do dinheiro ilícito para os políticos. As dezenas de pessoas que foram presas e estão com o julgamento pendente incluem alguns dos maiores nomes do empresariado brasileiro (embora também alguns políticos proeminentes). Entre eles estão Marcelo Odebrecht, chefe da Odebrecht, a maior construtora do Brasil, e André Esteves, que havia sido chefe do BTG Pactual, um banco de investimento de porte grande. Ambos negam irregularidades.

Gratificante, pois, pode ser ver bilionários atrás das grades, porém, alguns advogados estão preocupados com a propensão do juiz Moro para trancar suspeitos antes de ir a julgamento. A maioria está relutante em desafiar um juiz carismático. Aqueles que se opõem publicamente tendem a trabalhar para uma das inumeráveis equipes de defesa. Todos os 11 diretores do comicamente chamado, mas grave, Instituto de Defesa do Direito de Defesa são assim empregados. Heloisa Estellita, professora de Direito Penal da Fundação Getulio Vargas Law School, em São Paulo, é um dos poucos críticos públicos dos métodos do juiz Moro. Ela acha que ele não teve razão de "utilizar a prisão preventiva para extrair transações penais".

O problema não se limita aos plutocratas apanhados no Lava Jato. Cerca de dois quintos de 600.000 presidiários do Brasil estão aguardando julgamento. Este encarceramento em massa de pessoas sem a presunção de inocência é um sinal de algo errado com o sistema de justiça criminal do Brasil, que é baseado em um Código Penal antiquado (de 1940) e fica aquém, em muitos aspectos, das normas internacionais. Embora algumas de suas peculiaridades trabalhem contra os réus, outras agem perversamente em seu favor.

A empresa do Sr. Odebrecht contratou advogados de Blackstone, câmaras de um 'barristers em Londres, para avaliar se a conduta de Lava Jato está em conformidade com as normas internacionais. O relatório diz que o uso pelo juiz Moro da detenção por pré-julgamentos pode levantar "questões sérias" e violar as convenções das quais o Brasil é signatário. Reconhecendo a liberdade como um direito básico, a maioria dos países usa a prisão preventiva como último recurso, para impedir suspeitos de fugir, se intrometer em uma investigação ou cometer mais crimes.

Essa é a justificativa para prender o Sr. Esteves, que junto com um proeminente senador do PT, Delcídio do Amaral, foi acusado de incitar outro suspeito dos desvios na Petrobras a fugir do país, ao invés de cooperar com os investigadores. Porque o deputado Delcídio do Amaral goza de foro privilegiado, o Supremo Tribunal, e não o juiz Moro, ordenou a sua prisão e a do Sr. Esteves. O Deputado Delcídio do Amaral também nega qualquer irregularidade.

Os motivos para trancar o Sr. Odebrecht e outros réus da Petrobras são menos óbvios. A lei brasileira permite ao juiz decretar a prisão preventiva como uma forma de manter a "ordem pública e econômica", uma justificação frequentemente invocada pelo juiz Moro, como no caso do Sr. Odebrecht. Ele argumenta que os suspeitos têm o dinheiro e a influência política para interferir com a investigação. A detenção do Sr. Odebrecht é "uma medida excepcional", admite, mas "este é um caso excepcional".

Talvez não tão excepcional como o juiz alega. A Blackstone argumenta que a maioria dos suspeitos pode seguramente ser libertada sob fiança; prisão domiciliar ou pulseiras electrônicas pode impedi-los de fugir. A prisão preventiva não deve ser usada para amedrontar-los em cooperar com as investigações ou para sinalizar a gravidade das acusações que enfrentam. Os inquisidores da Lava Jato negam que eles estão fazendo isso, mas os leitores do relatório do Blackstone vão saber. Timothy Otty, o seu principal autor, tem escrito opiniões dos direitos humanos em nome de Abdullah Ocalan, líder separatista curdo, e detentos na prisão americana na Baía de Guantânamo. "Assim como era errado abandonar a proteção da liberdade e do Direito a um julgamento justo, como parte da guerra ao terror, também é errado na luta contra a corrupção", diz Otty.


Altos tribunais do Brasil já tomaram uma posição semelhante. Em pelo menos dez petições de habeas corpus decorrentes da Lava Jato, o Supremo Tribunal libertou suspeitos, muitas vezes, com o fundamento de que o juiz Moro lhes havia preso por "motivos genéricos e abstratos". Um tribunal poderia, em breve, libertar o Sr. Odebrecht, pela mesma razão. Na semana passada, um juiz na segunda-mais alta corte do Brasil disse que ele deveria ser liberado e monitorados com medidas menos draconianas.

Se o juiz Moro está agindo por conta própria é porque a lei brasileira confere poder incomum aos juízes. Além de supervisionar a investigação de suspeitos, como o Sr. Odebrecht, ele vai julgar sozinho o caso, emitir um veredicto e entregar uma sentença, tudo sem referência a um júri. Esses papéis múltiplos podem dar origem a um conflito de interesses: um juiz de instrução pode estar relutante para absolver um suspeito que ele tem preso. A resposta a esta situação "esquizofrênica" é dividir os papéis de investigar um caso e tentar, como é a prática na França e Itália, diz Fernando Mendes da Associação dos Juízes Federais. Ele também favorece um padrão mais exigente para bloquear suspeitos até do que manter a ordem.

Mas se a lei pode ser indulgente, estranhamente também é dura. Ao lado de prefeitos, padres, policiais e muitos outros,  universitários têm o direito de aguardar o julgamento em prisão com condições "especiais" (ou seja, relativamente confortáveis). O Sr. Odebrecht, com uma pós-graduação da Universidade Federal da Bahia, passou seu primeiro mês em custódia em uma cela sem janelas, em uma delegacia de polícia federal, mas foi então transferido para um hospital prisional, onde sua hipoglicemia pode ser monitorada.

Se condenado, ele pode ser posto em liberdade, por pelo menos um tempo. Isso porque os condenados têm direito de ir para casa, enquanto eles esgotam seus recursos. Em um caso notório Antonio Pimenta Neves, um jornalista que matou sua amante em 2000, confessou e foi solto sob fiança seis meses mais tarde. Ele foi condenado em 2006 e só começou a cumprir a pena em 2011, depois que a Suprema Corte confirmou sua condenação. Advogados de alta competência do Sr. Odebrecht poderiam mantê-lo fora da prisão por anos.

Muitos críticos do sistema, incluindo o juiz Moro, acham que os condenados deveriam ter de apresentar recurso presos em suas celas. Isso faria sentido. Então, seria uma revisão do Código Penal que deixa em liberdade pessoas presumidanente inocentes, garantido-lhes um julgamento justo. Sr. Moro tem direito de defender a mudança da lei, mas a própria lei precisa mudar.

Fonte original: http://www.economist.com/news/americas/21679861-courts-treat-suspects-too-harshly-and-convicts-too-leniently-weird-justice

Nenhum comentário:

Postar um comentário